Siga-nos  
                                                                            Cidadão SP    /governosp


Prevenção de incêndio e proteção a acervos museológicos é tema de palestra na quarta

Conscientizar gestores e o público sobre a importância da prevenção e cuidados com os acervos museológicos em casos de sinistro é o objetivo principal da palestra marcada para esta quarta-feira (24), às 10h, no  auditório do Museu de Pesca (Av. Bartolomeu de Gusmão, 192, Ponta da Praia). A atividade é aberta a todos os interessados.

Promovido pelo grupo Orla Cultural Museus, a palestra Prevenção de incêndio e salvaguarda de acervos museológicos, com duas horas de duração, será coordenada por Eduardo Nocetti Holmes, gerente de segurança do trabalho da Codesp, e Flávia Togni Trezza, engenheira civil que há 18 anos atua na área de segurança contra incêndios.

Orla cultural

Reunindo 29 museus da Costa da Mata Atlântica, entre eles o Museu Pelé, dos 16 com sede em Santos, o Orla Cultural foi o grupo pioneiro do Cadastro Estadual de Museus (CEM), ação da Secretaria da Cultura do Estado, implantada em parceria com a Organização Social ACAM Portinari. A região foi escolhida para o projeto piloto por possuir um número significativo de museus privados, municipais e estaduais

O cadastro integra  o Sistema Estadual de Museus (Sisem-SP) e atua como fonte de informações sistematizadas sobre os museus paulistas, colaborando no planejamento para a formulação de políticas públicas para o setor.

Integrantes

Em Santos, integram o Sisem os seguintes equipamentos museológicos: Museu do Café, Pinacoteca Benedicto Calixto, Memorial das Conquistas do Santos FC, museus do Mar e Marítimo, Museu da Imagem e do Som, Museu do Porto de Santos, Museu de Pesca, Instituto Histórico e Geográfico de Santos, Casa do Trem Bélico, Museu de Arte Sacra, Palácio Saturnino de Brito, Memorial das Conquistas do Santos Futebol Clube, Museu Pelé, Aquário Municipal e Orquidário Municipal.

Em Peruíbe, Museu Histórico e Arqueológico, Aquário, Museu Virtual e Itinerante, e Museu Joias da Natureza; São Vicente, Casa de Martim Afonso, Instituto Histórico e Geográfico, e Museu do Escravo; Guarujá, Fortaleza da Barra Grande e Aquário.

  

A relação se completa com o Museu da Cidade e Galeria Nilton Zanotti, em Praia Grande; Forte São João, em Bertioga, e Museu da Conceição, em Itanhaém.

 

Fonte: Turismo Santos, Out/2018 (https://turismosantos.com.br)

Para acessar a notícia clique aqui


Integrar para Crescer: tecnologia de probióticos para tilápia