Siga-nos  
                                                                            Cidadão SP    /governosp


Guia de Cidades Turísticas do Brasil: Santos

Maior cidade do litoral paulista, durante todo o ano o turismo em Santos cresce em altos índices. O principal cartão postal do município são os 7 km de praia. Santos se tornou definitivamente uma cidade turística a partir dos anos 1910, com a construção dos hotéis Internacional e Parque Balneário e com a construção dos jardins da orla de Santos a partir de 1935. Até hoje, o turismo em Santos é uma das atividades econômicas principais, ligado principalmente às praias e ao patrimônio histórico.

Principais Pontos Turísticos de Santos – São Paulo

Jardim da Orla de Santos

O Jardim da Orla de Santos foi considerado pelo Guinness Book como o jardim frontal de praia de maior extensão do mundo. São 5.335 metros de extensão distribuídos ao longo de sete quilômetros de praias, que vão do José Menino à Ponta da Praia.
Lembrando um tapete colorido, o maior jardim urbano de orla marítima do mundo é enfeitado por biris (flores vermelhas), lírios (amarelos), crinuns (brancos), margaridas e coleus. Todas do tipo perene, ou seja, mais resistentes ao clima da região, que apresenta umidade, salinidade e vento. Essa característica permite que o jardim esteja florido por mais tempo durante o ano.

Catedral de Santos

A Catedral de Santos é um templo católico. A entrada da catedral está guardada por estátuas de São Pedro e São Paulo, enquanto que a alta torre é decorada com estátuas de profetas e os quatro evangelistas. No interior, vitrais alemães contam a vida de Nossa Senhora. Na capela do Santíssimo Sacramento há três afrescos de Benedito Calixto representando Noé, o sumo-sacerdote Melquisedeque e Cristo com os discípulos de Emaús. A capela de Nossa Senhora de Fátima guarda uma imagem da santa trazida de Portugal.

Aquário Municipal

O Aquário Municipal de Santos localiza-se no bairro da Ponta da Praia e apresenta uma área de três mil metros quadrados, 31 tanques de água doce e salgada com 250 espécies de animais. É o terceiro aquário público construído no Brasil (o primeiro foi o Aquário Público do Rio de Janeiro em 1910 e o segundo foi o Aquário do Instituto de Pesca, em São Paulo, em 1930) e recebe cerca de 800 mil visitantes por ano, sendo uma das principais atrações turísticas de Santos.


Orquidário Municipal

Inaugurado em 1945, é um parque zoobotânico que dispõe de uma floresta urbana e exuberante, cuidadosamente plantada e cultivada, em particular com espécies da Mata Atlântica, além de estufa com uma coleção de centenas de orquídeas.
Toda essa vegetação atrai inúmeros pássaros que vivem em liberdade em meio às aves ali existentes: tucanos, gaviões, araras e pavões. O Orquidário Municipal também possui animais silvestres, grande parte dos quais vive solta pelo parque. Entre as espécies da fauna, há algumas raras e ameaçadas de extinção, como macacos-aranha, macucos, guarás, jacuguaçus, micos-leões-dourados e sauins.


Jardim Botânico Chico Mendes

O Jardim Botânico Chico Mendes é um parque ecológico destinado a preservar diferentes espécies de plantas e cultivar as mudas para abastecer o jardim da praia e logradouros da cidade. A diversidade do Jardim Botânico pode ser apreciada em passeio monitorado pelas alamedas asfaltadas e iluminadas, que facilitam a prática de caminhadas. O parque é equipado com bancos e mesas de madeira, possui três lagos com patos, marrecos, gansos e uma ilha com macacos. Ainda tem um viveiro de animais silvestres, playground e campo de futebol.

Monte Serrat

Monte Serrat, ou morro de São Jerônimo, é um monte na cidade de Santos. O monte têm um sistema funicular (chamado de bondinho do Monte Serrat) que faz ligação entre o monte e o centro da cidade. O passeio de bondinho inicia-se na estação de embarque dos bondinhos, tem capacidade para 45 passageiros por viagem e leva 4 minutos para percorrer o percurso. Durante o passeio os passageiros podem visualizar o paisagismo ao redor da linha e sentirem a sensação da subida até 150m de altura.

 

Fonte: Trilha Cultural - Turismo e Entretenimento, Mai/2018 (https://www.trilhacultural.com.br)

Para acessar a notícia clique aqui 


Abertura do Aquishow Brasil motiva empresários, autoridades e politicos